A Cidade

Uma das maiores cidades da Região Metropolitana do Recife, Abreu e Lima está localizada na zona norte de Pernambuco, distante a apenas 18 km da capital. Sua história começa no ano de 1540, início da povoação da Sesmaria de Jaguaribe, embrião que deu origem à cidade, antes denominada “Maricota”. Segundo historiadores, existem registros de que nestas terras, precisamente no Engenho Jaguaribe, teria sido travado o primeiro combate da Revolução Praieira, em 1848.

No ano de 1982 acontece seu desmembramento de Paulista, tornando-se Abreu e Lima uma cidade autônoma. Antes da emancipação, Abreu e Lima viveu 47 anos sob o domínio político e administrativo de Paulista e outros 400 anos de Igarassu. O atual nome da cidade é uma homenagem ao general José Ignácio de Abreu e Lima, filho de um dos principais líderes da Revolução Praieira, o padre Roma.

Uma característica que chama a atenção de quem visita a cidade é sua extensão territorial, sendo mais 75% da área zona rural. Hoje a população é de 94.429 habitantes, segundo o último Censo do IBGE – 2010. Abreu e Lima tem um variado comércio e um crescente parque industrial, abrigando até empresas multinacionais como Fastfoold (ração), Quartizolit (argamassa) e Bombril (limpeza e alimentícios). E nacionais a exemplo da Venozan, Hair Fly e Zeca´s.

Na área rural existe um grande número de trabalhadores rurais que cultivam frutas e verduras. Em Abreu e Lima hoje se produz laranja, limão, milho, feijão, macaxeira, inhame, batata doce, coco, banana e verduras em geral, além de pequenas criações de suínos, gado e aves. No município ainda pode ser visto plantação de flores tropicais e produção de mel de abelha. Toda essa produção é comercializada no tradicional Mercado Municipal da cidade, localizada às margens da BR-101 Norte. A feira, que existe há 60 anos, é prestigiada por moradores e visitantes oriundos de toda Região Metropolitana do Recife e turistas em passagem pela rodovia, que corta toda a cidade. Os produtos também são vendidos em cidades vizinhas como Paulista, Igarassu e Camaragibe e até na Ceasa.

Dados Gerais

Localização: Mata Seca de Pernambuco, Região Metropolitana do Recife – limita-se com Igarassu, ao sul, Paulista e a oeste com Paudalho e Tracunhaém

População Estimada pelo IBGE (2017): 99.364 habitantes

Área: 143.64 km2

Clima: Quente e Úmido

Latitude: 7º 54´42´´S

Longitude: 34º 54´10´´N

Distância do Recife: 18 km

Acessos: PE 15 e BR 101 Norte

Rios que banham a Cidade: Botafogo, Timbó, Utinga e Pitanga

Bairros: Desterro, Fosfato, Matinha, Planalto, Alto da Bela Vista, Alto São Miguel, Timbó, Centro, Caetés Velho, Caetés I,II, e III (área urbana)/, São Bento, Inhamã, Pitanga, Engenho Novo e Caiana (área rural).

 

Datas Históricas

1540 – Início da povoação da Sesmaria Jaguaribe, hoje Abreu e Lima;

1591– Chegada dos Beneditinos à Região do Jaguaribe, apossando-se das áreas vizinhas;

1660 – Os frades de São Bento recebem de D. Inês de Oliveira as terras para construção da sua capela, hoje em Ruínas – A Igreja de São Bento;

1848 – Eclode em Maricota a primeira batalha da “Revolução Praeira”;

1859 – Passagem de D. Pedro II em Maricota;

1869 – Morre o General Abreu e Lima;

1948 – Por proposição do deputado A. Torres Galvão acontece a mudança do nome para Abreu e Lima;

1982 – Desmembramento de Paulista, tornando-se cidade (Emancipação Política);

1983 – Instalação do 1º. Governo Municipal;

1988 – Morre Antônio Baracho da Silva (O Rei da Ciranda).

 

São José – Padroeiro da Cidade

Em 1885 começa a construção da capela de São José ainda no lugarejo Maricota. Por determinação do então recém nomeado arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara, em 1965 a capela passa a categoria de matriz. Somente em 25 de abril de 1983, por um projeto de lei, o dia 19 de março passa a ser feriado municipal.

Pontos Turísticos

Igreja de São Bento
Fundada em 1660, no povoado de São Bento. Em estilo barroco, suas ruínas destacam-se na paisagem por estar no ponto mais elevado da área. Marco da história da cidade.

Forno do Cal
Localizado no estuário do Rio Timbó, destacou-se em meados do século passado produzindo cal para a lavoura de cana-de-açúcar.

Porto Jatobá
Data de 1647 a referência mais antiga relacionada a essa típica colônia de pescadores. Está localizada na área de preservação rigorosa da reserva ecológica de São Bento (Zona Leste).

 

Terra do Rei da Ciranda, Antônio Baracho.

Nascido em Nazaré da Mata (interior de Pernambuco) em 1907, Antônio Baracho residiu quase toda sua vida no bairro de Caetés, em Abreu e Lima. Morreu em 1988. O maior mestre de ciranda do Estado, também conhecido como Mestre de Maracatu, ele teve suas cirandas gravadas por artistas como Capiba, Martinho da Vila, Nelson Ferreira, Teca Calazans, Geraldo Azevedo e Lia de Itamaracá. Hoje suas músicas são preservadas pelas suas filhas, Dulce e Severina Baracho, moradoras da cidade.

Scroll to top
Pular para o conteúdo