Abreu e Lima recebe Casa das Juventudes

Por Sérgio Lima

A juventude do município de Abreu e Lima ganhou mais uma força tarefa em seu desenvolvimento social e profissional. Ontem (2), no prédio da Prefeitura foi realizada a solenidade de assinatura do termo de cessão de uso dos equipamentos para a Casa das Juventudes. O encontro contou com a presença de autoridades políticas do poder Legislativo e Executivo, além de secretários e convidados.

Na ocasião, o Instituo Passo de Anjo (IPA) participou do evento com apresentações culturais e musicais. Teve dança no ritmo do cavalo-marinho, frevo e muitos outros ritmos.

O termo foi assinado pelo prefeito Marcos José, o secretário executivo de Políticas para a Criança e Juventude do estado (SCJ), João Suassuna e o secretário de Esportes Lazer e Juventude de Abreu e Lima, Paulo Guerra. O documento consiste na liberação dos materiais a serem usados na Casa das Juventudes, como: Computadores, Mobília, Telão, Projetor e Cadeiras Universitárias.

Para o governo municipal a ação é uma conquista coletiva, foi o que afirmou o secretário executivo de Governo de Abreu e Lima, Gutemberg Maia. “A conquista não é um esforço pessoal, mas fruto da união da juventude do município”, disse.

Casa das Juventudes

Segundo o Governo do Estado de Pernambuco, o Programa Casa das Juventudes, regulamentado pela lei nº 14.577/2011, se constitui enquanto espaço institucional de referência para as Juventudes. Esta ação da SCJ, realizada em parceria com os municípios, tem por objetivo apoiar os coletivos e movimentos juvenis, fomentando o desenvolvimento da autonomia, participação, democratização das tecnologias de informação e da comunicação, além da formação política e cidadã.

A unidade de Abreu e Lima será inaugurada em breve. Localizada no bairro de Caetés I, rua 132, nº 26, a Casa das Juventudes será um espaço aberto aos jovens da localidade. No ambiente serão ofertados cursos, capacitações e demais atividades que despertam no cidadão o conceito crítico-construtivo de política e sociedade.

Fotos: Manoel Paparazzo