Assistência Social: atendimento à população continua durante a pandemia

Por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19) o trabalho de vários setores está prejudicado. Mas não é o que está acontecendo com a Secretaria de Assistência Social de Abreu e Lima, que está com todos os programas em pleno funcionamento, alguns com atendimento de forma remota.

De acordo com a secretária Dulce Fontes, programas como o Criança Feliz, que acompanha 125 famílias, com foco no desenvolvimento da criança de 0-6 anos, realiza trabalho remoto através de ligações e também grupos de whatsapp com as famílias, orientando sobre a prevenção ao coronavírus, prestando informações e encaminhamentos quando necessários e urgentes. “Também levamos sugestões de atividades educativas e lúdicas para as famílias brincarem com as crianças em seus lares e se manter em casa”, afirma. Outros programas também estão sendo executados de forma remota, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Acessuas Trabalho.

Outros programas como CRAS, CREAS, Leite de Todos, PBE, Casa dos Conselhos, Ponte para a Vida, Cadúnico, Centro Pop e Conselho Tutelar estão todos funcionando, alguns em horário reduzido. O objetivo é não deixar a população desassistida, mas ajudá-las a enfrentar esse momento difícil pelo qual o mundo está passando.

PROGRAMAS

CRIANÇA FELIZ – Está funcionando de forma remota, através de ligações telefônicas e grupo s no Whatsapp.

SCFV – Serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). Está funcionando de forma remota.

PBE (Programa de Benefícios Eventuais) – Tem como objetivo atender de forma eventual e provisória as necessidades de indivíduos e famílias, que em razão de nascimento, morte, perdas e danos em decorrência de calamidade pública, encontrem-se em situação de vulnerabilidade social ou temporária.

CRAS – Atendimento ao público em caráter informativo respeitando as normas de segurança e distanciamento social, realização de visitas domiciliares, atendimento social e psicológico em situações de emergências; Atendimento ao público do programa Bolsa Família na unidade do CRAS: será apenas para realização de cadastro e atualização em caráter emergencial, consultas ao NIS e consulta para recebimento do bolsa família; Acompanhamento remoto as famílias por meio dos grupos virtuais.

CREAS – Oferta ações de orientação, proteção e acompanhamento às famílias com um ou mais membros em situação de risco pessoal e social, ameaça ou violação de direitos. Neste período de distanciamento social está com o horário reduzido das 08h às 14h. Atendimentos estão sendo realizados por agendamento online e as visitas domiciliares em caso de Alta Complexidade.

CASA DOS CONSELHOS – Está funcionando em horário reduzido das 08h às 12h com atendimento apenas para situações de violação de direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa. Os Servidores estão trabalhando no sistema de rodízio e home office (Servidores no grupo de risco) conforme estabelecido pelo Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus. Está atendendo também de forma virtual pelo email: casadosconselhosdeabreuelimape@gmail.com e pelo Facebook: @casadosconselhosdeabreuelima.

IPPV – Casa de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes – Instituto Ponte Para Vida. Todas as atividades externas foram suspensas (Segundo orientações dos decretos Estaduais e Municipais), apenas consultas médicas emergenciais, se necessário, estão sendo realizadas. Na área interna da instituição estão sendo realizadas atividades lúdicas, educativas, esportivas. Atendimentos psicológicos estão sendo realizados pela equipe técnica e de cuidadores/educadores desta unidade; O contato com as famílias, audiências, e estudos de casos estão sendo realizados de forma remota, por ligações telefônicas e chamadas de vídeos.

CADASTRO ÚNICO/PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA – Conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias. Um dos programas que fazem parte do Cadúnico é o Bolsa Família. O atendimento à população está sendo realizado através de triagem inicial nos postos de atendimento, identificando os casos emergenciais para atualização do cadastro único.

CENTRO POP – Centro de referência voltado para a população em situação de rua, que visa ofertar serviços que proporcionem o retorno a sociedade e a busca pela cidadania, através da autonomia. O horário de funcionamento ocorre provisoriamente de 08h às 14h na Rua Cavalheiro nº 01, Centro, Abreu e Lima.

ACESSUAS TRABALHO – Programa que oferece oficinas e cursos gratuitos, com objetivo de facilitar a entrada no mundo do trabalho. No momento o atendimento está sendo feito de forma remota.

LEITE DE TODOS – O leite é dado gratuitamente nas terças e quintas-feiras para crianças com idade de 02 até 07 anos de idade, gestantes a partir do 1º mês e nutrizes (mulheres que amamentam até o sexto mês de gestação) e idosas, a partir dos 60 anos de idade.