Escavações arqueológicas em Jaguaribe resgatam passado histórico

Com o objetivo de fortalecer o resgate do passado histórico de Abreu e Lima a Prefeitura local tem dado todo o apoio ao trabalho que vem sendo desenvolvido por estudantes da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, na área rural de Jaguaribe, onde já foram encontrados resquícios do antigo engenho construído ainda do século 16.

O secretário de Turismo e Cultura do município, Washington Thiago, mencionou a importância das pesquisas feitas no local. “A prefeitura acompanha de perto todo o trabalho que está sendo feito e também está empenhada na divulgação destes achados”, disse.

A intenção da Prefeitura de Abreu e Lima é, em parceria com a UFPE, iniciar o processo de tombamento no local para que no futuro todo o trabalho de resgate histórico possa ser ampliado a futuras gerações.  “Nos próximos meses, estaremos dando início a um curso para formação de guias mirins, para que eles possam servir como multiplicadores entre a população”, lembra o secretário.

Todo o trabalho vem sendo acompanhado pela professora de arqueologia, Claudia Oliveira, coordenadora do projeto que, a partir desta terça (7) até o dia 4 de setembro, mostra através da exposição Arqueologia e Acessibilidade do Engenho Jaguaribe – A Senzala, no prédio sede da prefeitura de Abreu e Lima, as peças encontradas com as escavações feitas no local, entre elas pedaços de paredes e cerâmicas, tijolos possivelmente da época e restos do piso de taipa batido da casa-grande, que se acredita serem da época da implantação do engenho, de 1540 a 1580.

“É muito importante o que vem sendo feito na região com estas escavações, por que há cerca de 17 anos tínhamos o desejo de iniciar este trabalho e nunca começamos. Agora, através da parceria com a Prefeitura de Abreu e Lima, podemos vislumbrar um pouco mais de esperança com o andamento do projeto de resgate histórico no Engenho Jaguaribe, de interesse nacional”, cita Claudia Oliveira.

Serviço:

Exposição: Arqueologia e Acessibilidade do Engenho Jaguaribe – A Senzala