Gestantes visitam Hospital Maternidade

Um grupo de gestantes atendidas pelo programa Rede Cegonha, residentes em Abreu e Lima e cidades vizinhas, teve a oportunidade de conhecer de perto as dependências do Hospital e Maternidade do município. O objetivo da visita foi mostrar a cada uma delas todos os procedimentos que serão feitos às parturientes, desde a entrada na unidade de saúde, até o momento exato de elas darem à luz.

Os encontros fazem parte das atividades práticas do programa da secretaria municipal de Saúde e acontecem periodicamente, sempre previamente agendadas com as gestantes dos Postos de Saúde da Família de cada bairro. Entre os locais visitados, sala de pré-parto, berçário, enfermaria e sala de parto.

A secretária municipal de Saúde, Sônia de Arruda, destacou a importância da visita. “Quando a gestante conhece o ambiente onde será realizado o parto, ela fica mais tranquila e pode ainda tirar todas as dúvidas, o que torna o parto mais humanizado”, ressaltou.  O agendamento da visita é feito a partir dos seis meses de gestação pelas enfermeiras da própria unidade de saúde em que a mulher está fazendo o pré-natal.

 

Rede Cegonha
Lançada em março de 2011 pelo Governo Federal, a Rede Cegonha é um programa que visa garantir atendimento de qualidade a todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê. A Rede tem atuação integrada às demais iniciativas do SUS para a saúde da mulher.

Texto: Gamal Brito

Scroll to top
Pular para o conteúdo