Notícias

Secretaria de Cultura abre inscrições para Fenearte 2018

Por Victor Fernandes

Os artistas abreulimenses já podem realizar as inscrições para a 19° Feira de Artesanato da América Latina (Fenearte). O evento, que é realizado no Centro de Convenções em Olinda, ocorrerá esse ano entre os dias 4 e 15 de julho, com um dia a mais de duração em relação à edição passada. A Feira terá um aumento de 9% na quantidade de vagas para expositores de Pernambuco, e a expectativa da Secretaria de Cultura de Abreu e Lima é que esse aumento se reflita também para os artistas locais. Em 2017, o município contou com a participação de 50 artistas plásticos e artesãos.

Os interessados em participar da Fenearte devem se apresentar na Secretaria de Turismo e Cultura de Abreu e Lima, localizada na Av. Getúlio Vargas, Centro, de 8h às 14h, de segunda à sexta, portando os seguintes documentos: Cópia de RG, CPF, comprovante de residência (dois anos de comprovação) e foto dos materiais que serão expostos.

O Secretário de Turismo e Cultura Wellington Tiago afirma: “A feira é um período de grande rendimento para os artistas, e também uma oportunidade para troca de experiências e divulgação do trabalho para pessoas de todo o mundo”.

O secretário lembra ainda que, independente da Fenearte, a Prefeitura também vem investindo em projetos culturais, como por exemplo: Caminhão do Artesanato, Arte na Praça e Minuto Cultural, que valorizam o trabalho dos artistas da cidade.

Fotos: Manoel Paparazzo


Prefeitura oferece curso gratuito de Barbeiro

Por Gamal Brito

Que maravilha! Tem curso de Barbeiro de graça sendo oferecido pela Prefeitura de Abreu e Lima em parceria com o SENAC para quem participa dos Programas, serviços e benefícios da Política de Assistência Social.
Os interessados devem comparecer na secretaria de Assistência Social de Abreu e Lima, entre os dias 23 e 26 de abril, das 8h às 14h.

É necessário estar munido dos seguintes documentos: RG, Comprovante de Residência Atualizado e Comprovante de Escolaridade.

Período das aulas: 02/05 a 11/07
Horário: 13h às 17h
Dias de aula: Segunda a sexta-feira
Pré-requisitos
Escolaridade mínima: Cursando o 7º ano do Ensino Fundamental
Idade: A partir de 18 anos


Ouvidoria pode ser acessada no site da Prefeitura

Por Victor Fernandes

Os moradores de Abreu e Lima têm a partir de agora mais um serviço para facilitar a comunicação com a Prefeitura da cidade.  Quem precisar fazer algum tipo de sugestão ou reclamação à administração municipal poderá acessar o site oficial da Prefeitura www.abreuelima.pe.gov.br e clicar no link da Ouvidoria Municipal.

Assim que a reclamação ou sugestão chega ao sistema, ela é encaminhada para as secretarias ou departamentos responsáveis. A intenção é oferecer um atendimento bem mais ágil à população, com a resolução dos problemas apresentados e melhorar os serviços públicos.

A população ainda tem disponíveis outros canais de comunicação com a Ouvidoria, como o e-mail ouvidoriaabreuelima@gmail.com ou o WhatsApp (81) 9 8200.0101, além do atendimento presencial feito na sede da Prefeitura, de segunda a sexta, das 8h às 14h.


Mercado municipal ganha câmeras de monitoramento 24 horas

Por Gamal Brito

O Mercado Municipal de Abreu e Lima vai oferecer mais segurança aos clientes e permissionários. É que o local começa a receber a instalação de 12 câmeras espalhadas por diversos pontos estratégicos, monitorando a circulação de todas as pessoas que frequentam e comercializam na área.

Uma outra câmera do tipo Speed. com captura de imagens em alta velocidade, deve ser colocada em toda área do estacionamento do mercado, com filmagens feitas em um ângulo de 360º. garantindo uma maior observação de todo espaço físico.

 

Todas as imagens são registradas e armazenadas em tempo real, numa sala Central, com funcionamento 24 horas por dia. A previsão da Prefeitura de Abreu e Lima é que todo o trabalho de instalação termine até o final desta semana.

Fotos: Carlos da Hora


Alistamento Militar encerra no dia 30 de Junho

Por Sérgio Lima

Este ano, pela segunda vez, os jovens do sexo masculino nascidos em 2000 e que completam 18 anos podem fazer o alistamento militar pela internet. O objetivo é facilitar a vida dos jovens abreulimenses.
Para se alistar é necessário ter o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Com esse documento em mãos, basta acessar o site: www.alistamento.eb.mil.br. Ao final do processo online será emitido o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e, com ele, o cidadão deverá comparecer na Junta de Serviço Militar (JSM).

Na JSM de Abreu e Lima, o jovem ainda deve apresentar a Certidão de Nascimento e CPF (originais e cópias) e xerox do Comprovante de Residência em nome dos pais, para solicitar o CERTIFICADO MILITAR ÚNICO (CMU). Será cobrado uma taxa no valor de R$ 3,31 e posteriormente, o alistado realiza juramento à Bandeira. Não é mais necessário foto 3×4.

Para quem não tem CPF, deve fazer o alistamento presencial na Junta Militar, que fica localizada na Rua Lourival de Albuquerque, 17 – Centro/ Abreu e Lima. O atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 13h.
Os nascidos antes de 2000 ou pessoas com algum tipo de necessidade especial deverão comparecer diretamente à Junta para realizar o alistamento presencial, onde será cobrada a taxa + multa de alistamento fora do prazo. O ato é obrigatório para todo cidadão brasileiro do sexo masculino e segue também às pessoas com deficiência física e mental.

Quem não o fizer, fica impedido de realizar várias atividades importantes, tais como obter a carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para exercer qualquer função profissional e até mesmo matricular-se ou prestar exame em qualquer estabelecimento de ensino. Os jovens que não fizerem o alistamento militar também não podem tirar passaporte.

Posts navigation

1 2 3 4 5 6
Scroll to top