Projeto inédito em Abreu e Lima transforma óleo de cozinha em biodiesel

Por Gamal Brito

Um projeto que é único em funcionamento na Região Metropolitana do Recife e que vem transformando o município de Abreu e Lima em mais um exemplo de reciclagem para todo estado, tem mudado o comportamento dos moradores na cidade.

“Reutilizando Óleo e Protagonizando Vidas” é o nome de um projeto fruto da parceria entre as Ongs Cáritas Suíça e Cáritas Nordeste, juntamente com a Prefeitura da cidade, que reaproveita e transforma o óleo de cozinha em biodiesel.

Todo óleo é recolhido diariamente em residências nos principais bairros da cidade por trabalhadores da Cooperativa de Catadores Erick Soares (Coocares), para em seguida ser levado até uma miniusina de reaproveitamento.

Com a iniciativa, a Prefeitura espera produzir, no período de um ano, cerca de 3 mil a 4 mil litros de biodiesel por mês. Depois de transformado, o biodiesel será utilizado nos transportes escolares da cidade.

A vantagem do Projeto é o reaproveitamento do óleo que normalmente é descartado no meio ambiente e que acaba poluindo o solo e os mananciais. Outro ponto interessante é que o uso do biodiesel na frota da Prefeitura vai gerar economia e uma consequente diminuição da poluição do ar.