Secretaria de Educação promove abertura da Semana da Inclusão no município

Agosto é o mês da inclusão, quando em todo país são realizadas ações para promover o debate sobre esse tema, e em Abreu e Lima não foi diferente. Em encontro promovido ontem (28), na escola municipal José Francisco Barros, foi realizada a abertura da Semana da Inclusão, com o tema “Amar, lutar e transformar”. Para tratar dessa temática foram promovidas palestras e apresentações culturais, com coral de libras e apresentação de cordel, além da participação do Instituto Passo de Anjo.

Estiveram presentes ao evento o Prefeito Marcos José, a secretária de Educação Marlete Lins e a representante da Coordenadoria da Mulher Maria Helena, além de Valquíria Macedo, coordenadora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), responsável pela organização do encontro, que contou com mais de 200 profissionais de educação das escolas do município. Registrada também a participação de alunos com necessidades especiais e um detalhe que chamou bastante atenção foi a presença de uma intérprete de libras, que traduziu todo o encontro.

A partir de hoje (29) também serão realizadas atividades promovidas pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) em todas as escolas do município e foi justamente sobre essa ação que o Prefeito Marcos José comentou. “Iniciativas como essa são essenciais para melhoria na educação e a Prefeitura, através da secretaria Educação, está empenhada em transformar a realidade dos jovens com necessidades especiais. A ideia é que possamos contar com a participação dos pais das crianças, pois só quem compartilha dessa situação é que sabe os verdadeiros caminhos dessa luta” disse.

A Semana da Inclusão terá sua culminância na sexta-feira (31), quando será realizada uma grande ação na Praça São José, das 8h às 12h. Na ocasião, todas as escolas do município levarão seus alunos até o local, que contará com a presença de agentes multiplicadores da inclusão. Para a secretária de Educação, “Essa ação tem como objetivo trazer até a população abreulimense uma temática tão relevante quanto a inclusão nos dias atuais”, explica.

Texto: Victor Fernandes

Fotos: Marina Santos