SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

END: RUA FÉ EM DEUS (LOGO APÓS A 2ª IGREJA BATISTA DE ABREU E LIMA) – CENTRO
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEXTA DAS 7 ÀS 14H
SECRETÁRIO: KLEBER GALDINO


 

Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS)

A SAS é responsável pela implementação da Política de Assistência Social preconizada pela Constituição Federal de 88 e instituída pela Lei 12.435/2011, que dispõe sobre o Sistema Único de Assistência Social (Suas). Ela realiza as políticas setoriais, atendendo a população em todos os seus ciclos de vida, coordena programas de amparo à família, às mulheres, ao idoso, às pessoas com deficiência, à população em situação de rua e à crianças e adolescentes em situação de risco. Além disso, coordena as políticas de promoção da igualdade racial e de gênero, bem como de combate a todas as formas de discriminação.

Tem por funções principais a proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa dos direitos, sob a forma de um sistema público não contributivo, descentralizado e participativo, respeitando as diversidades culturais, étnicas, religiosas, socioeconômicas, políticas e territoriais da população. A secretaria trabalha ofertando serviços para população de baixa renda e garantindo o acesso aos serviços e programas socioassistenciais, na perspectiva da prevenção, promoção, garantia e defesa dos direitos sociais.

Endereço: Rua Lourival de Albuquerque, 17, Centro – Abreu e Lima | PE.
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 14h.

Serviços Ofertados:

  • Gabinete do Secretário
  • Secretária Executiva
  • Vigilância Socioassistencial
  • Junta Militar
  • Setor de Emissão de Documentos (Carteira de Trabalho, RG)
  • Setor de Emissão de Carteira de Livre Acesso
  • Gerência do SUAS
  • Gerência do Fundo Municipal de Assistência Social

 

Programas vinculados à Secretaria de Assistência Social:

Programa de Benefícios Eventuais

Os benefícios eventuais são de caráter suplementar e provisórios, prestados aos cidadãos e às famílias em virtude de morte, nascimento, calamidade pública e situações de vulnerabilidade temporária. Os benefícios concedidos pela Secretaria de Assistência Social, através deste setor, são: Auxílio Funeral; Auxílio Natalidade; Carteira Interestadual para Idosos; encaminhamento de 2ª via de Certidão de Nascimento; outras situações de vulnerabilidade temporária.

Endereço: sede da Secretaria de Assistência Social.
Horário de Funcionamento: De segunda a quinta-feira – das 8h às 13h.

 

CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)

O CRAS é a porta de entrada da Assistência Social, trabalhando na prevenção da ocorrência de situações de vulnerabilidade social e riscos sociais, garantindo acesso à renda, serviços, programas e projetos.  

Endereço: Rua 186, nº 165, Caetés I – Abreu e Lima -PE.
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

 

Programa Criança Feliz

O programa realiza Atenção Integral à Primeira Infância, atendendo o público de gestantes, crianças de 0-3 anos, que sejam Beneficiárias do Programa Bolsa Família e crianças de 0-6 anos que sejam beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (criança com deficiência). O acompanhamento é feito através de visitas domiciliares de forma semanal, quinzenal ou mensal; somado à articulação inter setorial, trabalhando em rede com outras secretarias e setores para atender as necessidades das famílias. Durante a visita domiciliar são realizadas atividades lúdicas para estimular o saudável desenvolvimento infantil.

Endereço: Rua Padre Miguel Ribeiro (Rua da Escola Polivalente) – Abreu e Lima.
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

 

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV)
Instituto Passo de Anjo (IPA)

O SCFV oferta de forma complementar atendimento em grupo, desenvolvendo atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a faixa etária dos usuários. Já o IPA é uma associação civil, sem fins econômicos, livre e sem discriminação de qualquer natureza, que demarca seu papel como agente de democratização, voltado para a reivindicação dos direitos de cidadania, atuando sempre de forma colaborativa, inovadora e acolhedora com o objetivo de despertar consciência coletiva, promovendo o desenvolvimento social e cultural.

Endereço: Rua Jerônimo Gueiros, n° 295, Centro – Abreu e Lima – PE e Rua Heloi Rocha, nº 73, Matinha, Abreu e Lima –PE
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

 

CAD Único / Programa Bolsa Família

É um programa social vinculado ao Cadastro Único, que garante acesso à renda para as famílias de baixa renda, a fim de subsidiar os gastos com serviços essenciais como alimentação, saúde e educação.

Endereço: Av. Fé em Deus, SN, Centro, Abreu e Lima – PE.
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

 

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)

Garante atendimento especializado a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, tais como violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, acompanhamento de cumprimento de medidas socioeducativa em meio aberto, dentre outros.

Endereço: Rua Arlindo Feijó da Silva, nº 103, Centro, Abreu e Lima– PE.
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

 

Centro POP

Tem como objetivo fazer o acompanhamento especializado à população em situação de rua, realizando atividades individuais e coletivas, oficinas e atividades de convívio e socialização. A unidade serve como ponto de apoio para pessoas nessas condições terem acesso a espaços de guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação e provisão de documentação.

Endereço – Rua Cavaleira, nº 01, Centro, Abreu e Lima– PE.
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

 

Instituto Ponte Para a Vida (IPPV)

Oferece acolhimento institucional provisório para crianças e adolescentes afastadas do convívio familiar por meio de medida protetiva, em função de abandono, ou cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado seu retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para família substituta.

Endereço: Por questões de segurança e sigilo, não podemos disponibilizar o endereço.

 

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é um órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente.

Endereço: Av. Rui Barbosa, nº 300, Timbó, Abreu e Lima – PE.
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

 

Programa Leite Para Todos

Distribui leite enriquecido em vitaminas para crianças e idosos em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social.

Endereço: Av. Rui Barbosa, nº 300, Timbó, Abreu e Lima – PE.
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Scroll to top
Pular para o conteúdo