Técnica de enfermagem recebe primeira vacina contra COVID-19 em Abreu e Lima

A técnica de enfermagem Francisca Alves da Silva, 58 anos, é a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Abreu e Lima. A aplicação da vacina aconteceu na manhã desta terça-feira (19) durante uma cerimônia simbólica na secretaria de saúde de Abreu e Lima.

A solenidade rápida foi prestigiada pelo prefeito do município, Flávio Gadelha e pela secretária municipal de Saúde Gabriela Luna. “Hoje é um dia especial para Abreu e Lima com a chegada da vacina e o início de imunização para todos os abreulimenses”, comemorou o prefeito.

“Dia histórico e importante para o nosso município iniciando o Plano de Vacinação contra a Covid. O resgate de Abreu e Lima começou”, comemorou a secretaria de Saúde.

Segundo a secretária Gabriela Luna, amanhã já começam a ser vacinados todos profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate à doença, e em seguida, todos os grupos por etapas.

A campanha de vacinação seguirá as recomendações do Ministério da Saúde.

A primeira fase contempla:
* trabalhadores de saúde;
* Pessoas de 80 anos a mais;
* Pessoas de 75 a 79 anos;
* Pessoas de 60 anos a mais institucionalizada (pessoas que residem em asilos)

As unidades básicas de Saúde serão utilizadas para atendimento ao público quando a fase chegar, como já ocorre com as campanhas rotineiras de vacinação, onde cada morador deverá procurar o PSF mais próximo de sua residência, respeitando as etapas estabelecidas pelo ministério da saúde.

Para poder tomar a vacina é preciso apresentar o documento de Identidade, CPF e o cartão do SUS. As datas de vacinação do público alvo ainda serão determinadas de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.