• Como solicitar acesso para emissão a NFS-e?
ATENÇÃO! Se o CNPJ já possui cadastro de inscrição municipal mercantil, realizar os 5 (cincos) passos abaixo para acesso ao ambiente da NFS-e. Caso o CNPJ ainda NÃO possua cadastro de inscrição municipal mercantil, favor procurar atendimento no Centro de Atendimento ao Contribuinte – CAC ou enviar e-mail para daf@abreuelima.pe.gov.br
1º PASSO – ACESSO DO CPF
Acesse via internet o site da Prefeitura de Abreu e Lima (www.abreuelima.pe.gov.br) – SERVIÇOS ONLINE – PORTAL DO CONTRIBUINTE.
– Clicar no link da NOTA FISCAL ELETRÔNICA > clicar SOLICITAR ACESSO > selecionar CPF > digitar o CPF da pessoa responsável que deverá emitir a NFS-e > clicar em AVANÇAR > preencher as informações necessárias referentes ao CPF, indicar um e-mail válido > clicar em SOLICITAR ACESSO.
Será enviada uma senha desbloqueada para e-mail indicado referente ao acesso com o uso do CPF.
2º PASSO – ACESSO DO CNPJ
Novamente acesse o PORTAL DO CONTRIBUINTE.
– Clicar no link da NOTA FISCAL ELETRÔNICA > clicar SOLICITAR ACESSO > selecionar CNPJ > digitar o CNPJ para o qual deseje emitir a NFS-e > clicar em AVANÇAR > preencher as informações referentes ao CNPJ, indicar um e-mail válido > clicar em SOLICITAR ACESSO > IMPRIMIR a GUIA IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA JURÍDICA.
Será enviada uma senha bloqueada para e-mail indicado referente ao acesso para o CNPJ.
3º PASSO – SOLICITAÇÃO DE DESBLOQUEIO DA SENHA PARA O CNPJ
– O contribuinte (sócio ou microempreendedor) deverá solicitar o desbloqueio da senha para o CNPJ entregando a guia (assinada na presença do funcionário do CAC) e os documentos listados na guia no Prédio da Prefeitura, no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Também, o contribuinte tem a opção, através do PORTAL DO CONTRIBUINTE (PROTOCOLO – ABERTURA DE PROTOCOLO), de enviar a guia assinada pelo sócio (reconhecida firma) juntamente com a documentação solicitada na própria guia. Após a entrega, a senha para o CNPJ será desbloqueada em até 48h.
4º PASSO – AUTORIZANDO O CPF
Em posse da senha para o CNPJ desbloqueada (2º Passo), acesse o PORTAL DO CONTRIBUINTE.
– Clicar no link da NOTA FISCAL ELETRÔNICA > acessar por meio do LOGIN utilizando o número do CNPJ e a senha deste > clicar em ENTRAR > em configurações, clicar em PERFIL DOS ESTABELECIMENTOS e preencher os campos obrigatórios > clicar em avançar > depois clicar novamente em CONFIGURAÇÕES > AUTORIZAÇÃO DE USUÁRIO > clique Adicionar novo usuário (no lado direito da tela) e digite o CPF (Usuário) que recebeu a senha no 1º Passo > Em seguida clique no número do CPF e ative as permissões > clicar SALVAR.
Após finalização deste passo, o CPF já está autorizado a emitir NFS-e em favor do CNPJ.
5º PASSO – EMISSÃO NFS-E
Em posse da senha para o CPF (1º Passo), acesse o PORTAL DO CONTRIBUINTE.
– Clicar no link da NOTA FISCAL ELETRÔNICA > acessar por meio do LOGIN utilizando o número do CPF e a senha deste > clicar em ENTRAR > clique em PESSOA JURÍDICA > clique no NÚMERO DO CNPJ da empresa > clicar NOTA FISCAL (BOTÃO AZUL ACIMA) > clicar EMISSÃO. AGORA, O CPF JÁ PODE EMITIR NFS-E EM FAVOR DO CNPJ!
• Como solicitar o reenvio de senha referente ao acesso a NFS-e?
Caso não saiba ou tenha perdido sua senha, basta acessar a página da NFS-e digitar o CPF ou CNPJ, preencher os dados do captcha e clicar em RECUPERAR SENHA (abaixo do desenho do cadeado). Assim, o sistema irá enviar automaticamente uma nova senha para o e-mail cadastrado no momento da solicitação do acesso a NFS-e.
• Como solicitar mudança/alteração/correção de e-mail?
O E-MAIL pode ser alterado em CONFIGURAÇÃO no próprio ambiente da NFS-e utilizando a senha de acesso. Mas, caso não tenha a senha de acesso e não saiba qual o e-mail digitado no momento da solicitação do acesso a NFS-e, para solicitar a mudança/alteração do e-mail será necessário procurar atendimento junto ao Centro de Atendimento ao Contribuinte – CAC ou solicitar pelo PORTAL DO CONTRIBUINTE – PROTOCOLO – ABERTURA – mudança de e-mail referente ao acesso da NFS-e. Entregar ou anexar o formulário de solicitação de mudança de e-mail disponibilizado no site da Prefeitura de Abreu e Lima, devidamente preenchido e assinado (assinatura do sócio/microempreendedor com firma reconhecida).
Clique aqui para baixar o Manual da NFS-e/Nota Avulsa/Declaração de Serviços
Clique aqui para solicitar acesso para emissão da NFS-e
Clique aqui para acessar o PORTAL DO CONTRIBUINTE:
Centro de Atendimento ao Contribuinte – CAC:
Av. Duque de Caxias, 924, Centro, Abreu e Lima – PE
Horário de Atendimento: das 8h às 14h, de segunda a sexta
cac@abreuelima.pe.gov.br
Fone: 81 3541.4715 – ramal 207
DÚVIDAS? Enviar para DAF@ABREUELIMA.PE.GOV.BR
Telefone do DAF: 81 3541-4715 / ramal 247