Aplicativo Atende em Casa já está disponível para população de Abreu e Lima

Abreu e Lima passa a contar com atendimento médico virtual. O aplicativo Atende em Casa, criado em parceria pelo Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife, já está disponível para a população abreulimense, com o objetivo de evitar aglomerações nas unidades de saúde durante a situação de emergência causada pela pandemia da Covid-19. A nova plataforma irá garantir orientações de profissionais da saúde sobre o novo vírus de forma remota.

Em média, cem profissionais de saúde foram treinados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), e já estão reforçando as escalas de plantão para o Atende em Casa. Os profissionais passaram por treinamentos em relação ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde.

De acordo com Cristiane Moneta, coordenadora do Comitê de Enfrentamento do Coronavírus em Abreu e Lima, o serviço irá beneficiar toda população e reduzir o risco de contaminação dentro do município. “O aplicativo Atende em Casa é mais uma medida para que as pessoas com sintomas gripais ou da covid-19 tenham um primeiro atendimento em casa e recebam orientações caso seja necessário procurar uma unidade de saúde. Diante do atual cenário que estamos vivendo, acho que todos os esforços são bem-vindos para combater essa pandemia”, afirma Moneta.

Para utilizar o Atende em casa, basta acessar o aplicativo pelo smartphone ou pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br. A ferramenta é indicada para pessoas que estejam apresentando sintomas gripais, que podem ser causados pelo novo coronavírus ou mesmo pelo vírus Influenza.

Na primeira etapa, será realizada uma triagem da gravidade do caso a partir de um sistema de perguntas e respostas criado pela equipe da Secretaria de Saúde. Com o preenchimento do questionário, o aplicativo poderá recomendar que os pacientes com sintomas leves repousem e tomem os cuidados necessários em casa.

Nos casos moderados ou graves, será feita uma vídeochamada com médicos ou enfermeiros para uma orientação mais abrangente. Dessa forma, os profissionais poderão fazer uma avaliação, passar as primeiras instruções ao paciente e, quando necessário, encaminhá-lo para uma unidade de saúde.

Scroll to top