Prefeitura realiza audiência pública sobre o Plano Socioeducativo

Por Gamal Brito

A Prefeitura de Abreu e Lima por meio da Secretaria de Assistência Social e COMDICA realizou na manhã desta quarta (18), audiência pública do Plano Municipal Decenal de Atendimento Socioeducativo. O evento ocorreu na plenária da Câmara Municipal e contou com representantes do Conselho Tutelar da cidade, Ministério Público e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Segundo Carlos Serpa, presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, a audiência é mais um passo na elaboração do Plano. “Estamos dando mais um passo no planejamento, estruturação, para podermos trazer de volta os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, que tiveram problemas com a justiça, oportunizando a cada um deles, um retorno à Sociedade”.

De acordo com Carlos Serpa, o plano irá moldar os próximos dez anos de atuação de toda rede municipal de proteção do sistema de garantia dos direitos da Criança e do Adolescente.

A secretaria também destaca o trabalho realizado no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) do município, que promove a atenção socioassistencial e o acompanhamento dos adolescentes em cumprimento das medidas socioeducativas em meio aberto.

“Temos uma grande importância na atuação do Creas por que é através deste órgão que a Justiça faz o encaminhamento para que a gente faça o acompanhamento desse adolescente junto a uma equipe multidisciplinar”, garante Thiago Santos, gerente da Proteção Social Especial, da Secretaria de Assistência Social de Abreu e Lima.    .

O plano foi construído pela secretaria de Assistência Social com o acompanhamento do COMDICA e agora está sendo aberta a população para a contribuição de todos.

Todo o documento foi elaborado a partir da realidade local, que busca garantir um atendimento socioeducativo de qualidade e eficiência aos adolescentes envolvidos com ato infracional e suas famílias.

Foto: Fernando Silva