Notícias

Caravana da Cidadania atrai multidão em Abreu e Lima

Uma grande multidão lotou o pátio Antonio Vitalino, no centro de Abreu e Lima durante a 2ª edição da Caravana Cidadã, um mega mutirão social promovido pela Prefeitura do município e Tribunal de Justiça de Pernambuco.

O objetivo do evento foi facilitar a vida de quem precisou utilizar de serviços básicos e gratuitos oferecidos pela administração municipal e TJPE.  Entre as ofertas estavam: retirada de documentos, aferição de pressão arterial e consultas em programas sociais. Um ônibus do Tribunal de Justiça também foi utilizado para que as pessoas dessem entrada em processos de conciliação e medição, alguns casos resolvidos na hora, na presença de conciliadores.

Houve ainda ações das secretarias de Justiça com informações para quem precisava ter direito a título de posse, usucapião, entre outras. Uma grande estrutura foi montada ainda para realização de um casamento coletivo com a participação de 180 casais. A festa, embalada por músicas românticas, contou com troca de alianças, sorteio de brindes e até bolo confeitado.

“Foi uma ótima oportunidade. Cheguei cedinho para retirar minha 2ª via de identidade. Foi tudo muito rápido. A prefeitura está de parabéns, pois facilitou a vida de muita gente. Espero outros iguais a esse”, disse Edilene Bezerra, moradora do bairro do Timbó.

 

 

 

Fotos: Manoel Paparazzo e Carlos da Hora

Texto: Gamal Brito


Zona rural recebe mais uma edição da Formação de Professores

No último dia 30 de outubro, profissionais de educação do município participaram de mais uma edição da Formação das Escola no Campo. O tema desta edição foi “Matemática através dos jogos”. A ação aconteceu na Escola Municipal Eduardo Batista, em Chã de Cruz.
Com a iniciativa da Prefeitura municipal por meio da secretaria de Educação, foi possível trazer inovações na área educativa. No encontro, novas técnicas de aprendizado foram aplicadas pelos professores Marcos Antonio Soares e Nhelma Magda, que fazem parte da Secretaria Executiva de Educação do Estado (SEDE).
Essa já é a terceira fase da formação, que tem como objetivo promover os conhecimentos sobre educação no campo aos profissionais do município. Segundo a secretária de Educação, Marlete Lins, “A Prefeitura vem fortalecendo a educação na zona rural, e com a parceria da SEDE, as coisas tendem a avançar ainda mais”.

Texto: Victor Fernandes


Secretaria de Assistência Social reúne beneficiários do BPC para esclarecer dúvidas

Na manhã da última terça (23), a secretaria de Assistência Social reuniu os beneficiários do BPC no auditório da Escola Municipal José Francisco Barros. O encontro foi realizado com intuito de esclarecer dúvidas sobre as novas regras do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Em Abreu e Lima, mais de 6.700 pessoas recebem o BPC, e desse total, pouco mais de 670 ainda não realizaram a atualização de cadastro. Segundo a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Rochilla Cavalcanti, foram instituídas novas regras pelo Ministério do Desenvolvimento Social, “entre as principais mudanças, vai ser necessário apresentar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Número de Identificação Social (NIS).”

Os beneficiários que ainda não realizaram a atualização do cadastro, têm até o dia 31 de dezembro deste ano para cumprir com as novas exigências. O Cras (Rua 186, Caetés I) e CadÚnico (Av. Rui Barbosa, n° 262, Centro), estão realizando atendimento de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Texto: Victor Fernandes

Fotos: Carlos da Hora


Isenção da Taxa de Inscrição Vestibular 2019 | IFPE até dia 26

Tendo em vista a data limite para obtenção da isenção da taxa de inscrição do vestibular do IFPE|2019, estamos disponibilizando nesta sexta-feira (26), dois novos locais de atendimento além do Campus IFPE|Abreu e Lima. São eles:

Agência de Desenvolvimento:

Local: Avenida Duque de Caxias, 1010, Centro

Horário: 9h às 12h

Casa das Juventudes

Local: Rua 132, Caetés I

Horário: 9h às 12 e 14h às 17h

Campus do IFPE/ Abreu e Lima

Local: Rua Coronel Urbano de Sena, 81

Horário: 9h às 12 e 14h às 17h

Requisitos:

Ter sido estudante da Rede Pública de Ensino;

Estar inscrito no Cadastro Único (NIS);

Ter sido bolsista integral da Rede Privada.

 

Documentos exigidos:

Documento de identificação, com foto;

Comprovante de residência;

Certificado de Conclusão (Ficha 19) ou que está concluindo o Ensino Médio;

Declaração de Bolsa Integral em escola privada.

 

Link de inscrição:

www.cvest.ifpe.edu.br


Outubro com programação lúdica alusiva à Semana da Criança

Durante todo o mês de Outubro, a Prefeitura de Abreu e Lima desenvolveu diversas atividades voltadas às crianças do município. E nesta semana, através da secretaria de Assistência Social | Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, estará promovendo a Semana da Criança, em alusão ao Dia das Crianças.

Confira abaixo os locais:

22 de Outubro: Instituto Passo de Anjo (Centro) – 9h às 11h/ 14h às 16h

23 de Outubro: Instituto Passo de Anjo (Centro) – 9h às 11h/ 14h às 16h
25 de Outubro: Rua Aracati (Caetés lll) – 9h às 11h/ 14h às 16h
26 de Outubro: Rua São Benedito (Matinha) – 9h às 11h/ 14h às 16h

As atividades socioeducativas tiveram início ontem (22), no Instituto Passo de Anjo (IPA) do Centro e se estenderão aos demais grupos no decorrer da semana. Cerca de 250 crianças estarão participando de atividades lúdicas, brincadeiras, corrida de saco, pinturas e caricaturas, que fazem parte da programação.
De acordo com secretário de Assistência Social, Washington Tavares, vem sendo feito um trabalho especial no mês de outubro, quando acontece o dia da criança, “a gestão vem trabalhando em conjunto e promovendo ações que oportunizem nossas crianças a terem uma semana toda especial só para elas” disse.

Texto: Victor Fernandes

Fotos: Manoel Paparazzo

Posts navigation

1 2 3 4 21 22 23
Scroll to top