“A Escola vai ao Teatro”: Prefeitura de Abreu e Lima leva quase 7 mil alunos para assistirem gratuitamente a espetáculo em teatro do Recife

Após dois anos de sucesso do projeto “A Escola vai ao Cinema”, levando todos os alunos da Rede Municipal de Ensino às salas de cinema para sessões gratuitas, a Prefeitura de Abreu e Lima resolveu expandir ainda mais esse valioso diálogo pedagógico entre educação e cultura. Dessa feita, da última terça (20/02) até a sexta-feira (23/02), os quase 7 mil estudantes da rede foram até a região central do recife, ao Teatro Boa Vista, assistirem gratuitamente ao espetáculo “As Aventuras de Sonic”.
A iniciativa, inédita na região, acontecou nos dias supracitados em ambos os turnos – com apresentações do grupo teatral de manhã e de tarde, e ainda com direito à abertura do Palhaço Chocolate. As 35 escolas do município foram agrupadas de acordo com suas localidades. Ao total, foram 800 alunos por turno, às 07h e às 13h, que se deslocaram a Recife em 16 ônibus, também custeados pela Prefeitura. Uma logística repleta de detalhes, mas que foi resolvida e planejada com muita dedicação e afinco pelas equipes da Secretaria de Educação, trazendo toda a experiência dos dois anos de execução do projeto “A Escola vai ao Cinema”.
O gestor da Pasta no município, Hélio Tavares, comentou que o objetivo do trabalho é seguir fortalecendo e fomentando o interesse dos alunos em aprender nos mais diversos espaços e através das mais diversas ferramentas. “A gente sabe o papel importante que a Escola tem para o aprendizado, mas também sabemos que é mais do que necessário criarmos essa ponte com a cultura, com a arte, para que os nossos estudantes possam entender que através de todas essas expressões e em locais como o cinema e o teatro, é possível sim se divertir, mas também aprender, somar conhecimentos importantes para a vida”, afirma o Secretário.
O Prefeito abreulimense Flávio Gadelha falou sobre a importância de munir a educação de instrumentos extraclasse capazes para contribuir com a formação dos alunos. “É um investimento que a gente faz, até de forma pioneira na região, mas que retorna pra gente em forma de satisfação dos estudantes e das famílias e de como essa experiência fora do ambiente escolar contribui no desenvolvimento desses alunos para o decorrer do ano letivo”, explica Flávio.
Alunos, professores, além de pais e responsáveis, saíram encantados com a ação,  como relatou a estudante Ingrid Natália, de 9 anos, da Escola Valdeci Damazio, que, assim como a maioria de seus colegas, visitou o teatro pela primeira vez. “Eu achei lindo demais o teatro, amei tudo aqui. Foi a primeira vez que eu vim e adorei ver a Peça do SONIC e a apresentação do Palhaço Chocolate. Quero vim mais vezes! Foi muito especial”, comentou a aluna. E ela já pode se preparar porque a segunda edição da iniciativa já está em planejamento. É a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, investindo no desenvolvimento intelectual dos estudantes através do contato com a arte e a cultura.