Abreu e Lima no 5º Congresso Pernambucano de Municípios

Por Sérgio Lima

Nesta quinta e sexta-feira (5 e 6/04) o nosso município está sendo representado no congresso realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O encontro acontece no Centro de Convenções e conta com a presença do governador Paulo Câmara, ministros, senadores, e demais autoridades.

Este ano muitas novidades estão previstas, entre elas, a assinatura do memorando de entendimento e lançamento do Prêmio Prefeito Empreendedor, pelo Sebrae. Nesta edição, o tema escolhido foi “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Meta Global, Ação Municipal”. Participam do evento, cerca de 1880 inscritos, 125 prefeitos e mais de 140 municípios.

Nesses dias de congresso acontecem várias oficinas e, o Seminário Transparência e Participação Social para a Democratização da Gestão Pública Local, que faz parte de um projeto da Amupe, em parceria com a União Europeia.

O 5º Congresso conta ainda com diversas apresentações culturais, além de exposições com stands de municípios e fornecedores. Abreu e Lima mostra em seu stand, os destaques da cidade, apresentando a Ciranda de Baracho, as riquezas do Porto Jatobá e a historicidade de Jaguaribe, a produção agrícola, que é referência no Litoral Norte na produção de Inhame, Macaxeira, Milho e Abacaxi. Na cultura, o município é um berço de manifestações, sendo lembrado em toda região pelo Festival Multicultural, a tradição do Grupo Bacamarteiros Mandacaru, pela grafitagem e movimentos sociais de artes urbanas, e ainda, o Centro de Artesanatos, local que dá espaço aos artesãos e artistas da terra para produzirem, divulgarem e propagarem as suas artes.

E como o assunto principal é Desenvolvimento Sustentável, Abreu e Lima não fica atrás. O projeto “Reutilizando Óleo e Protagonizando Vidas” vem ganhando espaço nos bairros do município. A ideia é fruto da parceria entre as Ongs Cáritas Suíça e nordeste, desenvolvida em paralelo com o apoio da Prefeitura Municipal de Abreu e Lima. Estima-se produzir no período de um ano, cerca de três a quatro mil litros de biodiesel por mês. Depois de transformado, o combustível será utilizado nos transportes escolares da cidade.

Em um congresso conhecido e respeitado em diversos âmbitos da política, a cidade está sendo bem representada, divulgando o que há de melhor.

Fotos: Carlos da Hora