Abreu e Lima realiza 1º Fórum de Saúde Mental

Por Gamal Brito

Profissionais da saúde e estudantes universitários lotaram na manhã desta quarta (9), o auditório da escola municipal José Francisco Barros durante a realização do 1º Fórum de Saúde Mental no município.

O objetivo do encontro foi desenvolver debates sobre as políticas públicas direcionadas ao tema e apresentar como funciona na cidade, a rede voltada à Saúde Mental. Cerca de 80 profissionais de Saúde trabalham no município, entre psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Na abertura, o prefeito Marcos José falou do trabalho desenvolvido no município e destacou as várias unidades de saúde que atuam com transtorno mental. Na ocasião, a secretária municipal de Saúde, Sônia de Arruda fez um breve relato histórico sobre a Saúde Mental no município. Lembrou ainda a existência dos Caps Infantil e Adulto, 24h e residências terapêuticas.

“É sem dúvida, um grande momento para que todos possam conhecer o que vem sendo feito sobre a Saúde Mental e as famílias dos pacientes que residem em Abreu e Lima”, disse Sônia.

Em seguida à fala de todos os integrantes da mesa, o debate foi aberto à plenária, para a exposição de ideias, dúvidas e opiniões sobre as questões relativas à saúde no município.

O evento contou com a participação de diversos preletores. A primeira a utilizar do microfone foi a psicóloga Cristina Mendonça que abordou o tema: Reforma Psiquiátrica e Residência Terapêutica. Logo em seguida, Doutor Rafael Mendes, falou sobre Clínica de Dependência Química e doutor Dennys Lapenda, que trouxe a palestra sobre Clínicas das Psicoses.

Fotos: Carlos da Hora