Abreu e Lima sedia a XII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco

Objetivo é identificar toda a potencialidade cultural e turística existente no município

Por Gamal Brito

A partir desta quinta-feira (22),  Abreu e Lima  participa pela terceira vez, da Semana de Patrimônio Cultural de Pernambuco. A programação conta com palestras que retratam a história da Sesmaria de Jaguaribe, desde os fatos arqueológicos de toda a área, bem como os atrativos naturais existentes na região.

O evento das atividades teve inicio nesta manhã, no auditório da escola municipal José Francisco Barros, no centro do município, contou com a presença de professores e arqueólogos da Universidade Federal de Pernambuco, da coordenadora da programação, a arqueóloga da UFPE, Claudia Oliveira e com o secretário municipal de Cultura e Esportes, Wellington Thiago.  Alunos da escola municipal José Francisco Barros também participaram do evento.

Em suas falas, os palestrantes ressaltaram a importância cultural que o município representa para todo o estado, pelo potencial ecoturístico encontrado no local.

“É mais uma excelente oportunidade de mostrarmos a população abreulimense tudo que foi feito até agora no sítio arqueológico existente na cidade.Já iniciamos uma nova etapa de escavações por estudantes do curso de Arqueologia da UFPE”, disse Claudia Oliveira,

“Mais uma vez, a gestão municipal em parceria com a UPFE incentiva a identificação de nossas riquezas culturais, suas potencialidades e todo patrimônio histórico que possuímos. Uma forma de passarmos para as futuras gerações, todo este conhecimento”, comenta Wellington Thiago.

No dia 29, às 9h, está prevista, a segunda parte dentro da programação da Semana que consta de uma palestra feita pela professora Claudia Oliveira, sobre a riqueza histórica da Sesmaria de Jaguaribe, na Colônia Z 33, no Porto Jatobá.

O evento é promovido pela Secretaria de Cultura e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura de Abreu e Lima, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

Fotos: Manoel Paparazzo