Abreu e Lima sedia fórum estadual de políticas públicas para a mulher

Na manhã de hoje (27), Abreu e Lima sediou o 45º Fórum de Gestoras de Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres da Região Metropolitana do Recife e Municípios de Caruaru, Garanhuns e Petrolina, uma ação da Gerência de Fortalecimento Sociopolítico das Mulheres (GFESP), do governo do estado. Participando do evento na mesa de abertura a secretária da Mulher de Pernambuco – Silvia Cordeiro, a coordenadora da Mulher de Abreu e Lima – Maria Helena Santos, a secretária da Mulher de Igarassu e coordenadora do Fórum de Gestoras Metropolitanas – Julia Chalegre, a secretária da Mulher de Ipojuca e vice coordenadora do Fórum Metropolitano de Gestoras – Bianca Lacerda, o secretário de Governo de Abreu e Lima – Job Silva e o prefeito da cidade, Marcos José.

“Sediar um evento dessa ordem é motivo de orgulho para nós, abreulimenses. A bandeira erguida em cada uma de nossas famílias e representada por cada uma das mulheres aqui presentes em muito nos honra”, registra o prefeito Marcos José em seu discurso de abertura. Job Silva também enalteceu as participantes. “Aqui se encontram mulheres comprometidas com o bem estar das mulheres pernambucanas”.

Para a secretária estadual da Mulher, Silvia Cordeiro, Abreu e Lima sempre esteve presente no apoio às causas da mulher. “Trata-se de uma das poucas prefeituras do estado com uma coordenadoria da mulher diretamente ligada ao Gabinete do Prefeito | Secretaria do Governo e isso é muito simbólico, pois demonstra a força política que o prefeito Marcos José destina à luta das mulheres”, ressalta.

Segundo a coordenadora da Mulher de Abreu e Lima, Maria Helena Santos, esse encontro é muito importante para o fortalecimento da mulher nas políticas públicas. “Estamos falando aqui da mulher negra, da mulher no seu eixo, mostrando a ela como tratar sua saúde, como buscar a prática na política pública, no seu exercício constitucional. Esse fórum vem a contribuir tanto com a secretaria estadual, quanto com a coordenadoria em seu eixo municipal. Encontros como esses, de acolhimento, nos enriquecem e nos fortalece”, afirma.

Na programação, um painel temático sobre a Saúde Integral da Mulher: na perspectiva mental e de resistência da mulher negra – desafios e estratégias, com a psicóloga Deyne Cavalcanti e a assistente social Ângela Nascimento, seguido de debate coordenado por Julia Chalegre. Encerrando as atividades, no período da tarde, oficina do programa Incomum – Informação de Comunicação Compartilhada, com Sileide Oliveira, ouvidora da secretaria da Mulher de Pernambuco.

Texto: Maria do Carmo

Fotos: Sérgio Lima