Ontem (11) o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em parceria com o Projeto Passo de Anjo, realizou encontro no Fosfato para dialogar sobre a preservação do meio ambiente, com cerca de 30 crianças que participam do projeto distribuindo panfletos para população do bairro sobre a importância do tema.
O serviço de convivência é um programa do Governo Federal, que é realizado em parceira com a Prefeitura Municipal de Abreu e Lima, faz atendimentos em grupo, atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. É uma maneira de intervir socialmente criando situações que estimulem e orientem as pessoas na construção das histórias e vivências pessoais e coletivas. O objetivo do serviço é fortalecer relações em família e em comunidade, além de proporcionar inclusão social, troca de experiências e valorização do espírito de vida coletiva.
Para participar, os interessados devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município. Podem participar do SCFV crianças, jovens e adultos além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.
Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais:
-
Crianças até 6 anos
-
Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos
-
Adolescentes de 15 a 17 anos
-
Jovens de 18 a 29 anos
-
Adultos de 30 a 59 anos
-
Pessoas Idosas
Fotos: Carlos da Hora
Texto: Victor Fernandes