Prefeitura cria salas multifuncionais para alunos da Educação Inclusiva

A Prefeitura de Abreu e Lima tem lançado esforços e realizado um trabalho dedicado e de olhar voltado à inclusão dos alunos com alguma deficiência ao avanço na dinâmica escolar. E dentre os mecanismos disponibilizados pela Secretaria de Educação, as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) mostram-se cada vez mais eficazes na prestação de um serviço complementar às salas de aula regulares.

Os espaços do AEE já estão presentes e funcionando em três unidades educacionais do município: Francisco Barros (Centro), Valdecí Damázio (Caetés I), Jorge Gonçalves (Iamã) e mais um está sendo entregue na Sebastião Gomes (Desterro), com planos de expansão para instituições de toda a rede.

Tratam-se de salas com recursos multifuncionais para acolher da melhor forma os estudantes com deficiência. Para serem acessadas, os professores especializados em educação inclusiva de cada Escola devem realizar a identificação e o agendamento do aluno, se tratando de um serviço programado, sendo que cada um têm direito a 2 ou 3 atendimentos semanais de 45 minutos.

Para os estudantes cujas Escolas ainda não dispõem do espaço, os professores especializados podem realizar o agendamento para a Unidade mais próxima onde o ambiente já se encontra em funcionamento. Estes profissionais também são responsáveis por prestar todo o apoio aos alunos, bem como de informar às famílias acerca de quaisquer encaminhamentos que sejam necessários para o bem-estar do educando.

É fundamental que os atendimentos nas Salas do AEE aconteçam no contraturno do horário letivo dos estudantes, para que não haja perda de conteúdo didático, e que, pelo contrário, as atividades desenvolvidas nos espaços fortaleçam as potencialidades de aprendizado destes alunos. Uma atuação que já tem apresentado resultados importantes, abrindo o leque de novos projetos que o município se prepara para executar visando avançar ainda mais em Inclusão na Educação.

“A gente sabe que a Educação é um direito de todos e é um dever nosso ampliar a capacidade da rede municipal de prestarmos um serviço cada vez melhor aos nossos alunos com alguma deficiência” destacou o secretário Hélio Tavares.