Prefeitura de Abreu e Lima inaugura Casa do Conselho da Educação e Conselho Municipal da Saúde

O prefeito de Abreu e Lima, Marcos José, reservou esta sexta-feira (15) para inaugurar duas instituições essenciais ao funcionalismo público: a Casa do Conselho da Educação e o novo prédio do Conselho da Saúde, ambos localizados no Centro.

Pela manhã, ao lado da secretária de Educação, Geni Soares, o prefeito inaugurou, oficialmente, a Casa dos Conselhos da Educação, que abriga o Conselho Municipal (CME), o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e o Conselho do Fundeb. Esses conselhos funcionam como mediadores entre a sociedade e os gestores da educação municipal e têm funções distintas, entre consulta e fiscalização.

Durante a tarde, o chefe do executivo, acompanhado da secretária de Saúde, Lívia Borba, foi conhecer as novas instalações do prédio do Conselho Municipal de Saúde, que antes funcionava no bairro da Matinha. O principal objetivo do conselho é atuar como mecanismo de participação popular e controle social, e tem como papel fundamental a elaboração e a fiscalização das políticas públicas de saúde.

O prefeito Marcos José enfatizou a importância dos conselhos para o fortalecimento da administração municipal. “Na nossa gestão o diálogo e o fortalecimento dos conselhos sempre foram uma das prioridades”, falou.

As duas solenidades foram presenciadas por secretários municipais e um pequeno grupo de servidores das duas secretarias, evitando aglomerações, em respeito aos protocolos de saúde devido à pandemia da covid-19.