Prefeitura lança Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. Inscrições já estão abertas

A Prefeitura de Abreu e Lima através da Secretaria de Assistência Social realizou na tarde desta terça (8), o lançamento do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. A programação aconteceu no auditório do escola municipal José Francisco Barros, localizado no Centro do município.

A programação aconteceu no auditório da Escola José Francisco Barros e contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas do Prefeito Flávio Gadelha e seu Vice Murilo do Povo, de secretários da gestão, além de representantes da Justiça e da Câmara de Vereadores da cidade.

O SAFA tem o objetivo de amparar crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados e necessitam se afastar temporariamente do poder familiar. Estes, a partir de agora, passam a ter a oportunidade de serem recebidos por famílias cadastradas junto à Secretaria de Assistência para um período de convívio máximo de até 18 meses, que visa garantir aos acolhidos um ambiente saudável e humanizado de manutenção do contexto familiar e comunitário.

Na ocasião, o Prefeito Flávio Gadelha pontuou a importância da concretização do serviço, que se junta ao acolhimento institucional na atuação em defesa de nossas crianças e adolescentes. Em sua fala, o Secretário da pasta, Kleber Galdino, enfatizou o comprometimento da Assistência no desenvolvimento de políticas públicas tal como o SAFA, num esforço coletivo de toda a equipe em garantir qualidade de vida àqueles que mais precisam.

O evento também contou com a participação de Liliane Asfora, Promotora de Justiça da Infância e Juventude, que aproveitou a oportunidade para destacar a dedicação do município e da gestão em pôr em prática o novo Serviço. Após a fala, os integrantes da equipe “Família Acolhedora” tiveram a palavra para explicaram os detalhes mais técnicos desta atuação.

O atendimento prevê acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes (0 a 18 anos incompletos) de ambos os sexos. Vale lembrar que o SAFA não é uma adoção, e não dá margem a esta, tendo como maior objetivo final o retorno do acolhido à sua família de origem.

Voluntários para o Serviço já podem buscar o cadastro junto à Assistência no CREAS (Rua da Assembleia, 514, Timbó), no telefone (81)984746362 ou através do email familiaacolhedoraabreuelima@gmail.com.