Projeto Voltei em parceria com Ministério Público é lançado em Abreu e Lima

O ditame é ponto de partida do #ProjetoVoltei, lançado na manhã desta segunda (18) no município, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco.

O evento aconteceu no auditório da Escola José Francisco Barros e reuniu autoridades políticas como o Prefeito Flávio Gadelha, o Vice Murilo do Povo, Vereadores e Secretários, além dos representantes do MPPE e das mais diversas entidades, a exemplo do Monsenhor Manoel Marques de Miranda, que também marcou presença.

A iniciativa que chega à Abreu e Lima tem como principal objetivo o combate à evasão, infrequência e abandono por parte dos alunos de nossa rede de ensino, por meio de uma atuação intersetorial e de cooperação entre os agentes que se relacionam, direta ou indiretamente, com o trabalho da #Educaçao no município.

Mensagens que fomentaram e destacaram esse espírito colaborativo entre as partes para o sucesso do Projeto foram as palavras de ordem de todos que falaram durante a cerimônia. A Promotora de Justiça do município, Liliane Asfora, por exemplo, destacou que a responsabilidade do combate à evasão escolar, ainda mais nesse momento delicado onde os índices cresceram devido à pandemia, é de cada um; recado que foi ratificado pelo Prefeito Flávio Gadelha, que convocou os servidores a abraçarem com compromisso a nova ação para que as metas traçadas possam ser efetivamente alcançadas.

Depois de apresentada a equipe que estará à frente do Projeto na cidade, e de assinado o Termo de Cooperação que implementa a nova ação no contexto municipal, coube ao Promotor de Justiça, Sérgio Souto, do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação, apresentar um panorama aprofundado da atuação do “Voltei” na prática, esclarecendo dúvidas e delineando caminhos pelos quais será possível potencializar a luta contra a evasão escolar em nossa Rede.

Este é mais um avanço para o Ensino em Abreu e Lima. JUNTOS e FIRMES, vamos defender os nossos alunos contra a infrequência e o abandono escolar, além de identificarmos e trazermos de volta aqueles que estão ausentes porque, como bem nos lembra o ditame inicial aqui mencionado: Aluno fora da escola? Não pode!