Sede da Prefeitura recebe exposição arqueológica

A exposição “Arqueologia e Identidades: as técnicas e o trabalho no Engenho Jaguaribe” chega à sede da Prefeitura de Abreu e Lima. A ideia é mostrar a história do Engenho Jaguaribe através de peças que foram resgatadas depois de três anos de escavações na área. Além da exibição, haverá palestras e oficinas sobre diversos temas:

• Arqueologia e história dos engenhos
  • Modelagem em cerâmica
  • O desenho e o patrimônio
  • Os instrumentos líticos na história e as cores na arqueologia.

O estudo do Sítio Arqueológico Engenho Jaguaribe é uma iniciativa da Prefeitura de Abreu e Lima, em parceria com estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Através de pesquisas, foi possível comprovar que o litoral norte do Estado foi um dos primeiros núcleos coloniais de ocupação, e a exploração constitui-se em escavações na área de Jaguaribe, onde já foram encontrados vestígios do antigo engenho construído ainda do século 16. O objetivo da exposição é propagar parte da história do município para toda população e segundo o secretário de cultura Wellington Tiago “A prefeitura acompanha de perto todo o trabalho que está sendo feito e também está empenhada na divulgação destes achados”.

A mostra ficará na sede da Prefeitura de 06/08 a 06/09, das 8h às 14h, de segunda a sexta e é aberta ao público. A Prefeitura de Abreu e Lima fica na Avenida Duque de Caxias, 924 – Centro, Abreu e Lima – PE. Para os pesquisadores, o evento é uma grande oportunidade da população conhecer ainda mais sobre o Engenho Jaguaribe, grande tesouro do município.

Serviço

Exposição: Arqueologia e Identidades: as técnicas e o trabalho no Engenho Jaguaribe.

Local: Sede da Prefeitura, Avenida Duque de Caxias, 924 – Centro, Abreu e Lima / PE.

Horário de visitação: 8h às 14h.

Entrada: Gratuita.

Texto: Victor Fernandes