Vigilância Ambiental visita escolas municipais

Por Victor Fernandes

Nesta quarta feira (9), agentes da Vigilância Ambiental estiveram na Escola Municipal José Francisco Barros para dar início ao projeto de prevenção Ambiente Monitorado Contra a Dengue. A ideia é combater a propagação do vírus através da educação. Foi repassado a todas as 33 escolas do Município um material preventivo, com um check-list de ações que devem ser realizadas para manter o ambiente escolar seguro.

Aproveitando a iniciativa, a Secretaria de Educação elaborou um plano educativo, em parceria com a vigilância. Segundo o referido projeto, são sugestões que podem ser moldadas pelos responsáveis das escolas. Os objetivos estabelecidos para essas ações são:

• Promover palestras sobre o tema;
  • Reconhecer atitudes que demonstrem ações de compromisso com a saúde;
  • Realizar atividades pedagógicas, que trabalham a conscientização e o compromisso de cada um com a comunidade;
  • Assistir vídeos de esclarecimentos sobre os temas propostos;
  • Monitorar o ambiente escolar semanalmente, para detectar fotos do mosquito.

O coordenador da vigilância ambiental, Alex Oliveira comentou sobre o monitoramento nas escolas: “A ideia é unir saúde e educação a fim de propagar todas as informações necessárias para o combate e, além disso, utilizar as crianças como agentes multiplicadores”. As visitas ocorrerão pelo menos uma vez ao mês, em todas as escolas do Município.Educação e Saúde

Fotos: Manol Paparazzo