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Secretaria de Saúde libera agendamento para vacinação de pessoas acima dos 58 anos contra a Covid-19

Nesta sexta (04), a Secretaria de Saúde do município liberou o agendamento da imunização para pessoas a partir dos 58 anos de idade. Outra novidade: diabéticos e hipertensos a partir dos 18 anos também poderão agendar para receberem a vacina.

Os demais grupos já divulgados, seguem realizando o cadastro normalmente. Além dos trabalhadores da educação QUE ATUEM NO MUNICÍPIO (independente de onde residam), também estão sendo imunizadas as pessoas da segunda fase do grupo de comorbidades, a partir dos 50 anos de idade.

A etapa compreende portadores de: Pneumopatias Crônicas Graves; Hipertensão arterial Resistente e nos estágios 1,2 e 3 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia Hipertensiva; Síndromes Coronarianas; Valvopatias; Miocardiopaas e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas Arteriovenosas; Arritmias Cardíacas; Cardiopatia congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;  Doença Cerebrovascular; Doença Renal Crônica; Anemia Falciforme; Cirrose hepática;

Gestantes e puérperas seguem sendo imunizadas normalmente.

Importante salientar que, além dos documentos regulares para a realização do agendamento (RG, CPF e Cartão do SUS), os trabalhadores da educação precisam buscar uma declaração com a Secretaria de Educação assinada pelo secretário ou pela direção da unidade, no caso daqueles que trabalham na rede municipal.

Já no caso da rede estadual ou privada, as unidades devem emitir um ofício informando todos os colaboradores que trabalham naquela unidade (função, nome completo, CPF, Cartão do SUS, data de nascimento e nome da mãe – ou RG) ou entrar em contato com a secretaria de saúde para mais informações. O número para atendimento é o 3541-9571, das 08h às 14h.

A vacinação também acontece em novo horário: das 08h às 12h e das 13h às 16h, no Hospital Maternidade.

Para realizar o agendamento, acesse o endereço eletrônico vacina.abreuelima.pe.gov.br.

 

 

 

 

 

Secretaria de Saúde vacina gestantes e puérperas no Hospital Maternidade

A partir desta terça-feira (25), das 8h às 14h, a Secretaria de Saúde começa a vacinação das gestantes e puérperas do município no Hospital Maternidade (Hmal).

Neste grupo, não é preciso apresentar comorbidades para ter direito ao imunizante, ou seja, todas as gestantes e puérperas (que deram a luz em até 45 dias), com comprovante de residência de Abreu e Lima, podem realizar o agendamento e receberem a vacina do selo Pfizer.

Importante salientar que a realização do cadastro é obrigatória e o mesmo deve ser feito no endereço eletrônico vacina.abreuelima.pe.gov.br, ou na unidade de referência da gestante/puérpera.

A imunização em “demanda espontânea” não acontecerá para este público por conta das especificidades no armazenamento das vacinas da Pfizer. Assim, as doses serão disponibilizadas semanalmente de acordo com o quantitativo de pessoas agendadas.

Os documentos obrigatórios para a realização do agendamento são:

– RG;

– CPF;

– Cartão do SUS;

– Comprovante de Residência;

– Cópia do Cartão de Pré-Natal;

– Cópia do laudo de alta do hospital (para puérperas);

A vacinação também segue para os grupos com comorbidades, além dos idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde. Para outras informações, a Secretaria de Saúde atende no número 3541.9571, das 08h às 14h.

Com a vacina a gente avança!

Prefeitura lembra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

Na data em que é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a prefeitura de Abreu e Lima, através da Secretaria de Assistência Social realizou na manhã desta terça-feira (18), na Praça São José, Centro, uma ação educativa para lembrar a população em geral, que esteja sempre atenta para denunciar casos de abusos sexuais envolvendo os menores.

A ação teve ainda a participação dos conselheiros tutelares que distribuíram panfletos a quem passava pelo local, com orientações aos pais e responsáveis a tomar medidas que garantam a proteção das crianças e adolescentes.

Durante o evento, os conselheiros usaram da palavra para alertar sobre a importância dos crimes não serem silenciados, salientando a todos que a data lembrada hoje em todo o país é feita em memória à morte da menina Araceli Cabrera Crespo.

No dia 18 de maio de 1973, aos 8 anos, ela foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, no Espírito Santo. O corpo foi deixado desfigurado e em avançado estado de decomposição, próximo a uma mata, em Vitória, dias depois de desaparecer.

Por fim, o grupo fez questão de frisar aos presentes que no caso das denúncias, todas as informações são dadas de forma anônimas, deixando os números telefônicos disponíveis para os abreulimenses, caso necessitem.

Principais canais de denúncias
Conselho Tutelar de Abreu e Lima – (81) 9 8142. 2254
(Av. Rui Barbosa, nº 300, Timbó, Abreu e Lima – PE.
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.)
Disque 100
Polícia Militar 190
Polícia Rodoviária Federal 191

Defesa Civil em alerta, registra ocorrências, mas sem gravidade

Estamos com a nossa Defesa Civil de prontidão atendendo as solicitações dos moradores de área de risco. Uma equipe técnica formada com cerca de 40 técnicos atuam nos principais pontos críticos do município.

Até agora foram registrados vários deslizamentos, com alguns prejuízos materiais, porém, sem vítimas ou acidentados.

Até o momento, seis famílias precisaram ser evacuadas dos seus imóveis, devido ao risco alto de deslizamento. Destas, duas famílias foram encaminhadas para um abrigo disponibilizado e as demais foram acolhidas em casas de parentes.

Desde as primeiras horas da manhã de quinta-feira, por conta das fortes chuvas que caíram em toda Região Metropolitana do Recife, a Defesa Civil permaneceu em estado de alerta.

Os bairros de Caetés I e II, Planalto e Fosfato foram registrados o número maior de ocorrências.

A Defesa Civil pode ser acionados através do telefone 9 7102-3969 que conta também com WhatsApp.

Secretaria de Assistência Social realiza entrega de cestas básicas para instituições do Fosfato

Nesta sexta, dia 07, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Abreu e Lima entregou cerca de 70 cestas básicas a instituições no bairro do Fosfato. A ação é fruto de uma parceria da gestão pública com empresas da iniciativa privada, que teve o Fosfato como destino inicial, mas que também atenderá outras comunidades do município em edições futuras. Os integrantes do Projeto Multiplicadores do Bem, grupo abreulimense sem fins lucrativos, também participaram do ato solidário entregando cerca de 70 kits de higiene adornados por rosas, em homenagem ao Dia das Mães que será comemorado no domingo.

As instituições que receberam os donativos foram o Centro Infantil Crianças do Mundo e o Centro de Educação Infantil Bom Pastor. A primeira foi criada há 26 anos, sob a direção da Irmã Ana, e atende mais de 500 famílias através de diversos serviços, dentre estes o banco de alimentos, oficinas e cursos profissionalizantes para as mães, além do acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Já no Bom Pastor, criado há 8 anos, cerca de 60 crianças são atendidas em regime de creche, onde fazem todas as refeições diárias e recebem o apoio da equipe coordenada pela Irmã Inês. A instituição também contempla cerca de 30 famílias com o programa “Leite para Todos”, dentre outros serviços.

A entrega das cestas básicas e dos kits de higiene aconteceu na presença do Secretário de Assistência Social do município, Kleber Galdino, e do Vice-Prefeito, Murilo do Povo. Nascido e criado no bairro do Fosfato, Murilo destacou a importância de prestar auxílio às instituições, sobretudo nesse momento de pandemia. “A Prefeitura está aqui para cumprir o seu papel. Precisamos, mais do que nunca, estar ao lado das instituições sociais e do povo, para que todos possam enfrentar e vencer os desafios, sobretudo desse momento de pandemia, a começar tendo garantido o direito fundamental à alimentação. Essa é uma luta nossa”, comentou o vice-prefeito.

O Secretário também mencionou a importância da ação na comunidade. “Esse é um trabalho urgente e que responde à uma necessidade da população. Por isso, seguiremos firmando parcerias para mantermos essa atuação de forma contínua no município”, explicou Kleber.

Nas instituições, o sentimento foi o de gratidão. A Irmã Ana e a Irmã Inês comentaram sobre a luta que é conduzir os trabalhos no bairro nesse período de pandemia, mas também exaltaram a iniciativa e a parceria com a gestão municipal. “É muito importante quando vemos as palavras se tornando realidade, se tornando ação em prol do povo da nossa cidade. Isso nos deixa muito gratos”, afirmou a Irmã Ana. “Tenho certeza que essa parceria com a gestão municipal, em nome de Flávio, Murilo, Kleber, e toda equipe, vai ser de muita importância pra o crescimento e fortalecimento do nosso trabalho pelas crianças e a população do bairro”, concluiu a Irmã Inês.

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