Prefeitura em parceria com Jardim Botânico promove oficina de capacitação de mudas

Por Gamal Brito

Agricultores da zona rural e estudantes de escolas públicas de Abreu e Lima participaram na manhã desta terça-feira (27), no auditório da secretaria de Educação, de uma oficina de produção de mudas. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura do município e o Jardim Botânico do Recife.

Durante a oficina, os instrutores ensinaram todo o processo de produção de mudas desde a coleta de sementes até o plantio final delas. Segundo o engenheiro Agrônomo Bruno Viana, responsável pela oficina, qualquer pessoa pode ter uma pequena sementeira, num pequeno sitio ou em um quintal.

“As pessoas estão esquecendo um pouco a vivência com o campo, vivem muito na cidade. O interessante é que se mostre a importância do verde, do reflorestamento, da manutenção da mata atlântica que é, onde nós vivemos atualmente. Por isso, a importância de conscientizar as pessoas do trabalho da Educação Ambiental”, disse o pesquisador.

A técnica pode ser aproveitada para criar jardins e hortas em casas e apartamentos. Entre as sementes de mudas que puderam ser vistas na oficina, estavam as de Pau Brasil, tamboril e Ubai, todas elas, espécies nativas da mata atlântica.

A atividade faz parte do projeto de educação ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA) e vai mostrar ao público como é possível fazer o cultivo das sementes e cuidar para que a muda se desenvolva de forma prática.

Participaram ainda do evento, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Job Silva, o adjunto da pasta, Fernando Mateus, representantes da Agência Estadual de Meio Ambiente/ CPRH e alunos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Fotos : Manoel Paparazzo