Relembrando feito histórico, Prefeitura Municipal de Abreu e Lima inaugura Praça da Democracia

Apenas um dia após os 41 anos do levante democrático que partiu da cidade de Abreu e Lima e tomou o Brasil nos anos 80, a Prefeitura Municipal realizou nesta segunda-feira (01/04) a inauguração da “Praça da Democracia”. O equipamento confere nova estrutura completa e homenageia o mesmo espaço onde, em 1983, parlamentares abreulimenses promoveram a primeira manifestação registrada no país em favor do movimento das “Diretas Já”.

A solenidade de inauguração foi marcada, sobretudo, pela reafirmação do pioneirismo e da importância do município na gênese democrática no país, bem como da relevância do centro de lazer e convivência para a população como lembrança de que a defesa da democracia deve ser perene e é responsabilidade de todos.

Presentes no ato marcante de 1983, e também no evento de entrega da nova Praça, os ex-vereadores Severino Farias e Reginaldo Silva, bem como o ex-suplente de vereador, e ex-Procurador Geral do MPPE, Aguinaldo Fenelon, discursaram sobre a experiência de verem que a luta em defesa da democracia segue gerando frutos, e mantém-se extremamente em pauta, mesmo quatro décadas após o regime militar.

Os familiares dos ex-vereadores José da Silva Brito e Antônio Amaro Cavalcanti, que também encabeçavam a manifestação, receberam as homenagens e falaram em nome dos parlamentares que deixaram seus nomes escritos na história do município.

A nova Praça da Democracia recebeu um investimento aproximado de R$ 1 milhão da Prefeitura Municipal e entrega à população um espaço que conta com área de lazer para crianças e adultos, pista de cooper, área de convivência, palco para apresentações culturais, além de um monumento – uma escultura do artista Demétrio Albuquerque – destacando os feitos de Abreu e Lima na história do país, desde o protagonismo nos principais episódios da Revolução Praieira ao pioneirismo no movimento em prol das eleições diretas no Brasil.

Para além da participação das autoridades e integrantes das instituições civis organizadas do município – o Prefeito Flávio Gadelha, Vice Murilo do Povo, Secretários do Executivo, Vereadores, líderes das comunidades religiosas, magistrados, agentes culturais e mais – o público também contou com uma expressiva presença da população e de representantes das diversas instituições do Estado, a exemplo do Procurador Geral de Justiça do MPPE, Marcos Antônio Matos de Carvalho, o Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Governo de PE, Jayme Asfora, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Adalberto de Oliveira, além de representantes da ALEPE, Tribunal de Contas do Estado, Universidade Católica, dentre outros órgãos. Todos, em uníssono, ratificaram a importância do novo espaço e a contínua defesa da democracia.

Em sua fala, o Prefeito Flávio Gadelha também relembrou os feitos históricos do município e aproveitou para destacar que a Praça totalmente renovada surge para servir de memória mas igualmente para dar vida a novas histórias, que terão o equipamento de lazer recém-chegado como palco. Nesta quarta (03), a partir das 17h, o gestor realiza mais uma entrega: um novo Posto de Saúde no bairro do Planalto. O décimo em menos de um ano. Uma história que segue sendo escrita, com sucesso, no município.