Alistamento Militar encerra no dia 30 de Junho

Por Sérgio Lima

Este ano, pela segunda vez, os jovens do sexo masculino nascidos em 2000 e que completam 18 anos podem fazer o alistamento militar pela internet. O objetivo é facilitar a vida dos jovens abreulimenses.
Para se alistar é necessário ter o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Com esse documento em mãos, basta acessar o site: www.alistamento.eb.mil.br. Ao final do processo online será emitido o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e, com ele, o cidadão deverá comparecer na Junta de Serviço Militar (JSM).

Na JSM de Abreu e Lima, o jovem ainda deve apresentar a Certidão de Nascimento e CPF (originais e cópias) e xerox do Comprovante de Residência em nome dos pais, para solicitar o CERTIFICADO MILITAR ÚNICO (CMU). Será cobrado uma taxa no valor de R$ 3,31 e posteriormente, o alistado realiza juramento à Bandeira. Não é mais necessário foto 3×4.

Para quem não tem CPF, deve fazer o alistamento presencial na Junta Militar, que fica localizada na Rua Lourival de Albuquerque, 17 – Centro/ Abreu e Lima. O atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 13h.
Os nascidos antes de 2000 ou pessoas com algum tipo de necessidade especial deverão comparecer diretamente à Junta para realizar o alistamento presencial, onde será cobrada a taxa + multa de alistamento fora do prazo. O ato é obrigatório para todo cidadão brasileiro do sexo masculino e segue também às pessoas com deficiência física e mental.

Quem não o fizer, fica impedido de realizar várias atividades importantes, tais como obter a carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para exercer qualquer função profissional e até mesmo matricular-se ou prestar exame em qualquer estabelecimento de ensino. Os jovens que não fizerem o alistamento militar também não podem tirar passaporte.

Scroll to top