Dia da Consciência Negra é celebrado com ampla programação

Na última terça-feira (20), o país inteiro comemorou o Dia da Consciência Negra e a Prefeitura Municipal de Abreu e Lima, através da secretaria de Cultura, realizou uma ação para celebrar a data. O evento aconteceu no Centro de Artes e Artesanato no Mercado Municipal, durante toda a manhã.

Foram realizadas apresentações voltadas à cultura afro, com oficina de artesanato e Letramento Cultural, um projeto que trata de diversos gêneros culturais. A parte artística ficou por conta do grupo Wsc Cia de Dança, que realizou apresentações de kuduro e ciranda. A música foi comandada pelo rapper Smoky L, empolgando a todos com seu som. Houve também um momento de reflexão com poemas de Castro Alves, recitados pela coordenadora do Centro de Artes, Roseane Queiroz.

A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que foi assassinado em 20 de novembro de 1695. O secretário de Cultura, Wellington Tiago, enalteceu a importância da data. “É nossa responsabilidade manter esse dia vivo na memória da população e celebrá-lo com muito orgulho, pois pessoas lutaram muito por nós no passado”, afirmou.

Texto: Victor Fernandes

Fotos: Carlos da Hora